AEDP: um modelo de psicoterapia integrativa
AEDP é um modelo de psicoterapia integrativa desenvolvido nos EUA por Dr. Diana Fosha. Essa abordagem permite um diálogo entre diversas áreas e pesquisadores da psicologia. A metodologia de trabalho foi construída sobretudo com base na Teoria do Apego, Neurociência Afetiva, Teoria das Emoções, e também bebe de fontes da Teoria Psicanalítica das Relações Objetais e Psicodinâmica Breve. A prática da AEDP se apoia fortemente em abordagens experienciais e focalizadas no corpo.
Essa integração permite que o processo terapêutico ganhe maior flexibilidade e atenda as complexidades individuais de cada cliente e das características das situações que enfrenta.
A POSTURA DO TERAPEUTA AEDP
Como terapeuta AEDP uso sobretudo minha humanidade para guiar o trabalho. Mantenho uma postura ativa e colaborativa durante as sessões, sendo empática, compassiva e emocionalmente engajada, prezando sempre pela construção e manutenção do nosso vínculo seguro. A premissa do meu trabalho é conseguir promover uma abertura emocional para explorarmos sentimentos dolorosos (que muitas vezes não puderam ser processados completamente no passado), mas também olhar para os vislumbres de saúde que já existem dentro de você. Mantenho uma crença profunda no potencial de saúde de cada indivíduo carrega consigo. Acredito que esse seja o caminho para conquistarmos as transformações necessárias em nossas vidas e nosso potencial. Vamos em frente?
RECURSOS
Na terapia AEDP, criamos um ambiente acolhedor e compassivo que incentiva sua expressão autêntica. Utilizamos a fala como fonte importante de trabalho, mas buscamos compreender suas emoções além das palavras, dando espaço também para a sutil linguagem do seu corpo como uma forma poderosa de comunicação. Nossa relação também é um instrumento de trabalho. Mas independentemente das suas dificuldades, saiba que é bem-vindo para se expressar da sua forma.
"Procuramos ajudar nossos pacientes — e a nós mesmos — a se tornarem mais fortes nos lugares feridos. Ao lidar com o trauma, a perda e as dolorosas consequências das limitações das relações humanas, descobrimos lugares que sempre foram fortes; lugares que nunca estiveram feridos." Diana Fosha
FOCO NA SAÚDE
Pelas lentes da AEDP, o foco primordial é a saúde emocional e o desabrochar do potencial de resiliência que reside dentro de cada indivíduo. Como terapeuta, tenho convicção de que, mesmo diante das adversidades mais desafiadoras, cada pessoa carrega consigo os recursos necessários para se fortalecer e superar obstáculos. Às vezes, esses recursos podem estar ocultos por trás de memórias dolorosas e experiências difíceis que marcaram nossa jornada. É no ambiente seguro da terapia que reaprendemos a nos reconectar com nossas partes saudáveis, podendo nossa autenticidade e bem-estar florescerem novamente.